O Cristo Redentor, ícone da cidade do Rio de Janeiro, celebra neste sábado (12) seu 93º aniversário com uma série de atividades. A programação começou com uma missa em ação de graças, presidida pelo arcebispo do Rio, seguida de celebrações que incluíram a distribuição de bolo aos visitantes, organizada pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca). Além disso, haverá missas no santuário à tarde, às 15h e 17h, destacando a perspectiva universal da redenção promovida pelo monumento.
As festividades continuam no domingo (13), com a distribuição de brinquedos e livros infantis no Morro da Providência, parte da campanha social Clássico é Brincar, que busca alegrar as crianças da região. Na segunda-feira (14), às 10h, três turmas do projeto social Padaria Artesanal se formarão no Santuário, com o objetivo de promover capacitação empreendedora e gerar oportunidades de emprego para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a participação de alunos de diversas favelas do Rio de Janeiro.
Localizado no topo do morro do Corcovado, a 709 metros de altitude, o Cristo Redentor é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Com 30 metros de altura, sem contar o pedestal de 8 metros, a estátua, feita de concreto armado e pedra sabão, é a maior no estilo Art Déco. Os braços estendidos medem 28 metros, e a estrutura pesa cerca de 1.145 toneladas, fazendo do monumento um símbolo não apenas religioso, mas também cultural e turístico do Brasil.