O Criciúma Esporte Clube anunciou a suspensão do contrato do meia Eliel Costa, de 21 anos, após o atleta ser flagrado em um exame antidoping realizado durante a partida contra o Fluminense, no dia 11 de julho, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Eliel optou por não solicitar a contraprova e se colocou em suspensão voluntária para focar em sua defesa. O clube está seguindo as normas legais pertinentes ao caso e já acompanhou a contratação de um advogado particular pelo jogador.
De acordo com o relatório da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, as substâncias detectadas no exame de Eliel incluem clomifeno e seus metabolitos, que são comumente utilizados para tratar infertilidade. Embora tenha sido convocado para o jogo, Eliel não participou da partida, que terminou empatada em 1 a 1. O jogador foi sorteado para o exame após o término do jogo.
Atualmente, o Criciúma ocupa a 12ª posição no Campeonato Brasileiro, com 35 pontos, e se prepara para enfrentar o Botafogo na próxima rodada. A equipe está a seis pontos da zona de rebaixamento e busca melhorar seu desempenho na competição, mesmo com a situação do atleta ainda sendo resolvida.