O setor de serviços em Santa Catarina registrou um crescimento de 5,7% em agosto de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, superando a média nacional, que foi de 1,7%. Esse aumento é impulsionado por segmentos como serviços prestados às famílias, com alta de 10,9%, transportes, que cresceram 8,2%, e serviços de informação e comunicação, que apresentaram um aumento de 5%. No entanto, o segmento de serviços profissionais e administrativos enfrentou uma leve queda de 0,5%, refletindo algumas oscilações no setor.
No acumulado de 2024, Santa Catarina teve um crescimento de 5,6% no setor de serviços, também superior à média nacional de 2,7%. O desempenho do estado foi o segundo melhor do país, atrás apenas do Amazonas, que teve uma alta de 7,1%. Além de estar à frente de estados como Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, Santa Catarina se destaca pelo forte crescimento no segmento de transportes, que aumentou 7% entre janeiro e agosto, beneficiado pelo aumento da produção industrial e das exportações.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço destacou que o crescimento do setor reflete um momento econômico aquecido, influenciado por incentivos do governo local. A tendência é que os catarinenses ampliem gastos com refeições fora de casa e atividades de turismo e lazer, o que beneficia o mercado de serviços. Todos os segmentos, como transportes e serviços administrativos, têm apresentado crescimento ao longo do ano, evidenciando um desenvolvimento sólido e qualificado em Santa Catarina.