A incerteza sobre a robustez da infraestrutura de recarga é uma das principais barreiras para a adoção de carros elétricos no Brasil. No entanto, dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram um crescimento significativo, com o país ultrapassando 10 mil pontos de recarga em agosto de 2024. A evolução dos eletropostos é notável, passando de 350 em dezembro de 2020 para 10.622 em agosto de 2024, embora ainda haja desafios, especialmente fora das principais rodovias do Sudeste e Sul, onde a quantidade de carregadores é escassa.
Em grandes cidades, apesar da melhoria na infraestrutura, existem problemas como a inadequação da rede elétrica dos edifícios para suportar carregadores e a falta de manutenção em pontos de recarga pública. Um jornalista especializado no assunto compartilhou sua experiência ao destacar a limitação na instalação de carregadores em seu condomínio e a dependência de locais como shoppings e supermercados, que muitas vezes não atendem à demanda devido a filas ou equipamentos quebrados.
Diferentemente de países europeus, o Brasil não oferece incentivos governamentais para a instalação de carregadores em locais públicos, mas o aumento dos investimentos das montadoras gera otimismo quanto ao futuro. A iniciativa da Volvo em cobrar pelo uso de seus carregadores por veículos de outras marcas, embora controversa, pode estimular a expansão da infraestrutura de recarga. Essa mudança é crucial para transformar a percepção dos consumidores sobre a viabilidade dos carros elétricos no país.