Os casos de covid-19 no Brasil têm mostrado uma tendência de diminuição, segundo o boletim do Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em 17 de outubro. A análise, que abrange dados da semana de 6 a 12 de outubro, aponta uma redução significativa nos novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente na Região Centro-Sul. Essa diminuição é atribuída a uma queda nos casos relacionados à covid-19 e ao rinovírus, que é responsável por grande parte dos resfriados comuns.
O boletim destaca que, embora a incidência de SRAG tenha diminuído na maioria dos estados, apenas Mato Grosso e Pernambuco apresentam aumento nos casos. O impacto das infecções é mais acentuado em crianças pequenas e idosos, sendo que a mortalidade por covid-19 é mais elevada entre pessoas com 65 anos ou mais. Pernambuco se destaca não apenas pela elevação nos casos de SRAG por covid-19, mas também pelo registro de ocorrências graves por rinovírus, particularmente entre crianças e adolescentes.
Até o momento, em 2024, foram notificados 144.365 casos de SRAG, com uma proporção considerável de resultados laboratoriais positivos para diversos vírus respiratórios. Dentre os casos positivos deste ano, 18,9% foram confirmados para covid-19. Além disso, 8.817 óbitos por SRAG foram registrados, com a covid-19 correspondendo a 52% dos casos positivos, evidenciando a continuidade da vigilância epidemiológica e a importância das medidas de prevenção.