Um corredor de umidade se formará no Brasil nos próximos dias, resultando em chuvas intensas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. De acordo com o Climatempo, os volumes de precipitação podem variar entre 100 mm e 200 mm ao longo de cinco dias, afetando principalmente a faixa central do país. Este fenômeno está associado à Oscilação de Madden-Julian (OMJ), que traz umidade e instabilidade atmosférica nas áreas por onde passa.
A previsão indica que as chuvas persistirão até o dia 4 de novembro, impactando estados como sul do Pará, Mato Grosso, norte e oeste do Mato Grosso do Sul, noroeste de São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Sul da Bahia e o Espírito Santo. Essa condição climática é complementada por duas frentes frias que já provocaram chuvas e tempestades em diversas regiões, com acumulados superiores à média histórica para o mês.
A nova onda de chuvas promete ser ainda mais intensa nas áreas já afetadas, trazendo preocupações sobre possíveis impactos nas atividades locais e na população. A expectativa é de que esses eventos climáticos causem novas áreas de instabilidade, exigindo atenção das autoridades e da população em geral.