Na terça-feira (22), foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma ponte que conectará os bairros Mapiri e Maracanã, em Santarém, no Pará. Com um investimento de R$ 186 milhões, essa obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é resultado de uma colaboração entre os governos municipal, estadual e federal. A nova infraestrutura, com 700 metros de extensão, tem como objetivo facilitar o transporte coletivo e urbano, contribuindo para a mobilidade na região.
A ponte também será um componente crucial para um corredor logístico de ônibus que ligará o Porto ao Aeroporto de Santarém, beneficiando os moradores dos bairros adjacentes. Segundo autoridades, a nova conexão permitirá que as pessoas acessem o transporte público de forma mais prática, reduzindo a necessidade de caminhadas longas. Além disso, a obra é vista como um incentivo ao desenvolvimento econômico local, melhorando o fluxo de veículos e o acesso a empresas.
O governador do estado enfatizou a importância da cooperação entre os diferentes níveis de governo na realização desse tipo de projeto. Com a previsão de início das obras em janeiro de 2025, também estão planejadas outras melhorias na infraestrutura da cidade, como a construção de unidades habitacionais e melhorias nos sistemas de abastecimento de água e saneamento básico, com investimentos totais do PAC que já ultrapassam R$ 615 milhões em Santarém.