Em setembro, as construções de moradias iniciadas nos Estados Unidos registraram uma diminuição de 0,5% em relação ao mês anterior, com uma taxa anualizada de 1,354 milhão de unidades. Essa queda ocorreu apesar das expectativas de analistas que previam uma redução maior, de 0,7%. O relatório foi divulgado pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos nesta sexta-feira, 18.
Além da queda nas construções, as permissões para novas obras também mostraram um desempenho negativo. Em setembro, houve uma redução de 2,9% no número de permissões emitidas, com uma taxa anualizada de 1,428 milhão. As previsões de analistas da FactSet indicavam uma expectativa um pouco mais otimista, com uma projeção de 1,45 milhão de permissões.
Esses dados refletem um cenário desafiador para o setor de construção civil, que pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo as condições econômicas e as taxas de juros. O desempenho abaixo do esperado em ambos os indicadores sugere um possível esfriamento na atividade de construção, o que pode ter repercussões para o mercado imobiliário e a economia como um todo.