O Conselho Internacional de Grãos (IGC) confirmou suas estimativas para a produção global de grãos em 2024/25, projetando um total de 2,315 bilhões de toneladas, um aumento em relação à previsão de 2023/24, que era de 2,306 bilhões de toneladas. Apesar de desafios como a seca que afetou a produção de trigo na Austrália e na Argentina, e revisões para a União Europeia e Rússia, o aumento na produção de países como Casaquistão e Turquia contribuiu para essa projeção otimista.
Além disso, o IGC elevou a previsão de consumo mundial de grãos, passando de 2,325 bilhões para 2,328 bilhões de toneladas para 2024/25, com um aumento também na estimativa de estoques para 584 milhões de toneladas. No que diz respeito à soja, as projeções de produção subiram para 421 milhões de toneladas, com um consumo mantido em 406 milhões de toneladas e estoques aumentados para 86 milhões de toneladas, refletindo melhores perspectivas para os produtores sul-americanos.
Por outro lado, as previsões para o milho não sofreram alterações na produção, fixada em 1,224 bilhão de toneladas, enquanto o consumo foi elevado para 1,231 bilhão de toneladas. As estimativas para o trigo permaneceram inalteradas, com a produção prevista em 798 milhões de toneladas. Contudo, o IGC revisou para cima a estimativa de consumo para 804 milhões de toneladas, embora os estoques tenham sido reduzidos para 266 milhões de toneladas. Essa análise reflete as dinâmicas atuais do mercado agrícola global, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades para os próximos ciclos.