Entre os dias 6 e 8 de novembro, o Congresso Nacional do Brasil receberá a décima reunião dos presidentes dos parlamentos do G20, conhecido como P20. Este grupo foi estabelecido em 2010 para incluir parlamentares nas discussões do G20, visando fortalecer a colaboração global e a implementação de acordos internacionais. O encontro deste ano abordará o tema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, com foco no desenvolvimento sustentável, na luta contra a pobreza e a fome, além da reforma da governança global.
Desde que assumiu a presidência do G20 em dezembro do ano anterior, o Brasil já promoveu 130 reuniões preparatórias para a cúpula de chefes de Estado, que ocorrerá no Rio de Janeiro em novembro. O país tem avançado em sua agenda, com a criação de forças-tarefas focadas em temas como a mudança climática e o combate à pobreza. Os progressos são descritos como graduais, dependendo de negociações, mas refletem um compromisso contínuo com a paz e o desenvolvimento global.
No contexto do P20, também foi realizada a primeira Reunião de Mulheres Parlamentares, onde questões relacionadas à inclusão das mulheres na política e no mercado de trabalho foram discutidas. A coordenadora da Bancada Feminina na Câmara enfatiza a importância de intercâmbio de ideias entre os países para enriquecer os debates, visando apresentar propostas no âmbito do G20. A ampliação do escopo de discussões reflete a evolução do G20, que passou a incluir uma gama mais ampla de questões políticas e sociais desde sua criação em 1999.