Um conflito entre facções criminosas gerou incêndios e bloqueios em pelo menos 17 pontos de vias públicas na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, neste sábado (19). O governo do estado acredita que a situação é resultado de uma disputa territorial. Durante os eventos, seis pessoas foram presas, duas morreram e uma terceira se encontra em estado grave. As forças de segurança estão mobilizadas para responder às ocorrências na região.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SES), as operações policiais têm sido intensificadas, com apreensões de drogas, veículos, celulares, munições e equipamentos de comunicação. Carros foram incendiados e barricadas foram erguidas com entulho e pneus em estradas nas cidades vizinhas à capital catarinense, aumentando a tensão e a insegurança local.
A Polícia Civil de Santa Catarina ativou um gabinete de crise, reunindo diversas diretorias e coordenadorias para enfrentar a situação. As ações continuam sendo monitoradas, e o policiamento foi reforçado nas áreas de maior risco, com a participação das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. As autoridades ainda apuram o número total de detenções e vítimas relacionadas aos confrontos.