O cometa Tsuchinshan-Atlas foi registrado pelo físico e fotógrafo Phablo Araújo na cidade de Jataí, no sudoeste de Goiás. Essa passagem do cometa é notável, pois a última vez que esteve próximo da Terra ocorreu há 80 mil anos. Araújo capturou a imagem na noite de 22 de outubro, aproveitando as condições favoráveis de um céu limpo e a baixa poluição luminosa ao se afastar do centro da cidade.
O cometa está se afastando da Terra a uma velocidade de aproximadamente 5 milhões de quilômetros por dia, mas ainda é possível observá-lo até o final do mês. De acordo com Araújo, cometas semelhantes ao Tsuchinshan-Atlas aparecem uma vez a cada dez anos, e eventos como esse são raros, pois requerem a presença de gelo e matéria suficientes para formar a característica cauda visível quando se aproximam do Sol.
O astrônomo Ary Martins comentou que a visibilidade do cometa é mais favorável em locais com pouca poluição luminosa. Embora muitos acreditem que o cometa seja facilmente observável, a técnica dos astrofotógrafos é fundamental para registrar imagens de qualidade nas próximas semanas, contribuindo para a divulgação deste fenômeno astronômico.