Neste domingo (27), apenas Niterói e Petrópolis realizam o segundo turno das eleições municipais no estado do Rio de Janeiro, com um total de 655 mil eleitores aptos a votar. O segundo turno ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil habitantes onde nenhum candidato alcançou mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Em Niterói, a disputa é entre Rodrigo Neves e Carlos Jordy, enquanto em Petrópolis, os candidatos são Hingo Hammes e Yuri Almeida.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está preparado para a votação, disponibilizando locais e urnas eletrônicas suficientes. Em Niterói, há 134 locais de votação com 1.485 urnas, e a mobilização para o processo eleitoral conta com a colaboração de mesários, que destacam a organização e tranquilidade do pleito. A votação ocorre sob medidas de segurança, com policiamento reforçado nas cidades para garantir a segurança dos eleitores e a integridade das urnas.
Além disso, o transporte coletivo é gratuito nas duas cidades, visando facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação. O TRE também planeja coletar dados biométricos durante a votação, o que irá aprimorar o cadastro eleitoral e facilitar o processo. A votação encerra às 17h, mas os eleitores que estiverem na fila até esse horário terão o direito de votar garantido.