Na véspera do segundo turno das eleições municipais em 51 cidades brasileiras, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez um apelo aos eleitores para que compareçam às urnas no dia 27. A ministra enfatizou que o voto é um elemento fundamental da democracia e um poderoso instrumento de transformação social, destacando a importância da participação cívica, tanto para aqueles que lutaram por este direito no passado quanto para as futuras gerações.
Cármen Lúcia também garantiu que as urnas eletrônicas estão seguras e auditáveis, prontas para receber os votos dos eleitores. Ela incentivou especialmente aqueles que não votaram no primeiro turno a participarem, reiterando que a escolha no segundo turno é crucial para o futuro das comunidades. O TSE informou que mais de 30 milhões de eleitores devem voltar às urnas para eleger prefeitos e vice-prefeitos.
Além de convidar a população a votar, a presidente do TSE aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores da Justiça Eleitoral e às forças de segurança pública pelo seu trabalho em garantir a integridade e a paz durante o processo eleitoral. Cármen Lúcia expressou sua gratidão em virtude do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, ressaltando a importância do empenho de todos na promoção de um Brasil mais justo e democrático.