A chegada de um ciclone extratropical pode trazer fortes chuvas para Minas Gerais, especialmente na região Sul do estado, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais. As ações preventivas começaram em 24 de outubro, embora o ciclone não atinja diretamente o estado, sua influência, em conjunto com uma frente fria, resultará em um aumento significativo da umidade e em chuvas intensas, além de rajadas de vento e granizo em várias áreas.
A previsão é de que, até o sábado (26), muitas regiões do estado enfrentem tempestades severas, com destaque para o Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre outros locais. Espera-se que os acumulados de chuva variem entre 50 e 80 milímetros, levando à necessidade de monitoramento constante para garantir a segurança da população. O coordenador da Defesa Civil enfatizou a importância da atuação rápida em casos de eventos climáticos adversos.
Diante da possibilidade de chuvas intensas, a Defesa Civil recomendou várias medidas de precaução, como evitar atravessar enxurradas e não se abrigar sob árvores durante tempestades. Também é aconselhado que os cidadãos evitem áreas propensas a alagamentos e que, em situações de emergência, entrem em contato com os serviços de emergência apropriados. O monitoramento contínuo é essencial para emitir alertas e coordenar ações preventivas que minimizem os impactos das chuvas.