Um ciclone extratropical está previsto para se formar no Sul do Brasil, trazendo a possibilidade de chuvas intensas até o fim desta semana. Segundo o instituto de meteorologia Climatempo, a formação do ciclone é impulsionada por uma queda da pressão do ar entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. O fenômeno deve se afastar rapidamente para alto mar na próxima sexta-feira, 25, reduzindo seus efeitos nas áreas continentais e litorâneas.
Além das chuvas, o ciclone pode provocar fortes rajadas de vento no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com velocidades entre 70 e 90 km/h, especialmente na quinta-feira, 24. Essa situação pode causar um aumento da agitação do mar, refletindo em elevações das ondas nas áreas de alto-mar ao longo da costa sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro. O Climatempo informa que, apesar das condições adversas, o ciclone não deve impactar diretamente o sul ou sudeste do Brasil, pois se deslocará para o mar.
Os ciclones extratropicais são fenômenos comuns em várias regiões da América do Sul, incluindo o Uruguai e partes da Argentina e do Brasil. Sua formação está frequentemente associada à presença de frentes frias que podem vir da Antártica, mas neste caso específico, o deslocamento em direção ao mar é esperado para minimizar os efeitos nas áreas costeiras do continente.