Cerca de 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de pessoas jurídicas têm até quarta-feira (16/10) para retirar R$ 8,59 bilhões esquecidos no sistema financeiro, de acordo com dados do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Após essa data, os recursos não sacados serão transferidos para a conta única do Tesouro Nacional, conforme a legislação que prevê a compensação da desoneração da folha de pagamento para diversos setores, resultando em um total de R$ 55 bilhões para o governo.
O Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), informou que um edital com informações sobre os valores a receber será publicado no Diário Oficial da União. Os cidadãos têm o direito de contestar o recolhimento, e a consulta aos valores deve ser feita exclusivamente no site oficial do SVR. O processo de saque exige que o usuário tenha uma conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br para acessar os valores.
A consulta também é permitida para pessoas falecidas e empresas inativas, com acesso permitido a herdeiros e representantes legais. O sistema proporciona transparência adicional para contas conjuntas, permitindo que um dos titulares veja informações sobre o resgate solicitado pelo outro. Este mecanismo visa garantir que os valores esquecidos sejam acessados de forma justa e transparente.