O Centro Brasil-Brics de Inovação para Neoindustrialização será inaugurado no próximo ano no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O foco da nova unidade será o desenvolvimento de tecnologias nas áreas da saúde, agricultura e na economia azul, que envolve o uso sustentável dos recursos oceânicos. A criação do centro foi anunciada durante o Fórum de Reitores do Brics, que reuniu representantes de universidades dos países membros do bloco, incluindo novos integrantes como Arábia Saudita e Irã.
O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, destacou a receptividade positiva da proposta no fórum, alinhando-a à política do governo brasileiro de fortalecer o diálogo sul-sul. A intenção é atrair empresas de Brics para cooperar em iniciativas técnico-científicas, ampliando a colaboração internacional no Parque Tecnológico da UFRJ, que já abriga empresas de diversas origens.
Entre os objetivos do centro estão o fortalecimento de laços na agroindústria, bioeconomia, sustentabilidade e cidades inteligentes. Medronho enfatizou a importância da nova unidade na busca de soluções inovadoras para desafios contemporâneos, visando a melhoria da qualidade de vida da população. O diretor executivo do Parque, Romildo Toledo, também foi reconhecido por sua influência no campo da construção e edificações, segundo um relatório da Universidade de Stanford.