O Censo do Ministério da Educação destaca variações significativas na participação de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os estados brasileiros, com o Ceará liderando a lista. Enquanto quase 90% dos alunos que concluíram o ensino médio no Ceará se inscreveram para o exame em 2023, a média nacional e a participação em estados como São Paulo e Roraima são consideravelmente mais baixas. Fatores como políticas públicas e incentivos diretos, como a isenção da taxa de inscrição, são identificados como cruciais para esse engajamento.
Estudantes de escolas estaduais enfrentam desafios adicionais que impactam sua continuidade nos estudos, com apenas 20% conseguindo ingressar na faculdade logo após o término do ensino médio, em comparação com 60% dos alunos de escolas particulares. Especialistas em educação, como Claudia Costin, ressaltam a importância de programas que incentivem os jovens a participar do Enem, considerando que a formação superior pode levar a uma melhora significativa nas perspectivas de emprego e na redução das desigualdades sociais.
O governo de São Paulo anunciou um aumento na adesão dos alunos ao Enem, alcançando 80% de inscrições na rede pública estadual, devido a iniciativas de conscientização sobre a importância do exame. Além disso, o governo federal introduziu incentivos financeiros, como um auxílio para estudantes do último ano, para aumentar a participação no exame em 2024. No entanto, estados como Roraima ainda enfrentam desafios para aumentar a participação dos alunos, refletindo a necessidade de uma abordagem mais eficaz para incentivar o acesso à educação superior.