A segunda edição de 2024 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) tem início nesta terça-feira, 22, e ocorrerá até sexta-feira, 25, em 109 postos de aplicação, sendo 46 no Brasil e 63 no exterior. Este exame oficial brasileiro atesta a proficiência em português, sendo amplamente aceito em universidades e empresas brasileiras, além de ser utilizado em processos de revalidação de diplomas e naturalização. As provas são divididas em duas partes: escrita e oral, cada uma avaliando diferentes habilidades linguísticas.
A parte escrita da prova tem duração de até três horas e inclui quatro tarefas de produção de texto, além de apresentação de áudio e vídeo. Já a avaliação oral, que dura 20 minutos, envolve uma interação presencial entre o participante e os avaliadores, abordando temas de interesse pessoal e cotidiano. Os resultados do exame serão divulgados em 16 de dezembro, e os participantes poderão acessá-los pelo Sistema Celpe-Bras utilizando o login do portal Gov.br.
Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 3.957 inscrições de estrangeiros provenientes de 31 países. O espanhol predomina entre os idiomas nativos dos participantes, seguido pelo francês e pelo inglês. O exame tem maior concentração na América do Sul, seguido pela América do Norte e países africanos. O Celpe-Bras é aplicado semestralmente e contempla, anualmente, atendimentos especiais a pessoas com deficiência, além de permitir a opção de tratamento pelo nome social no dia da prova, conforme solicitação prévia.