A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) concluiu a implantação de 2,7 km de nova rede coletora de esgoto no Bairro Presidente Médici, em Chapecó, com um investimento de R$ 2,1 milhões. A partir desta semana, serão autorizadas 187 novas ligações de esgoto na região, e os moradores receberão orientações sobre como conectar suas propriedades às Caixas de Inspeção instaladas. O faturamento dessas ligações terá início em novembro, promovendo um avanço significativo no saneamento básico local.
Atualmente, a Casan também realiza trabalhos de assentamento de 2 km de novas redes coletoras no Bairro Unochapecó, com um investimento de R$ 700 mil. Esse projeto visa fornecer tratamento de esgoto pela primeira vez na área, beneficiando até 280 moradores a partir de 2025. Segundo Daniel Scharf, chefe da Agência, essa ação é um passo importante para melhorar a infraestrutura de saneamento e saúde pública na região.
Além dos projetos já em andamento, a Casan estuda a implantação de redes coletoras nos bairros Vila Mantelli, São Pedro e Jardim América, totalizando aproximadamente 30 km de tubulação planejada. Os projetos para essas áreas estão em fase de avaliação e devem ser licitados até o início de 2025, ampliando ainda mais o acesso ao saneamento básico em Chapecó e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.