Na última semana de setembro, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) identificou novos casos de ligações irregulares à rede coletora de esgoto no Centro de Balneário Piçarras. Os imóveis responsáveis por essas ligações foram notificados e as conexões foram lacradas, uma vez que as ligações ainda não estão autorizadas na área em expansão. O chefe de Agência, Lino Aviz, destacou que essas ligações irregulares dificultam o andamento das obras e ressaltou que a CASAN informará quando as conexões puderem ser feitas.
A população local é encorajada a denunciar ligações irregulares à Vigilância Sanitária de Balneário Piçarras, que pode lacrar esgoto clandestino até que a CASAN libere oficialmente as interligações ao sistema. O contato para denúncias é via WhatsApp, pelo número (47) 3347-2025. Quando o sistema de esgoto estiver em operação nas novas áreas, a CASAN comunicará os moradores sobre a liberação das ligações através de avisos nas faturas.
O investimento na expansão do sistema de esgoto sanitário (SES) na região é de R$ 11,6 milhões. Com a conclusão das obras, cerca de 3.200 unidades terão acesso à coleta e tratamento de esgoto, aumentando a cobertura para 37,7% da cidade de Balneário Piçarras.