Um casal de idosos, Dulce Cardoso, de 84 anos, e Francisco Assis, de 73 anos, se prepara para oficializar sua união em uma cerimônia no sábado (19) em Ceilândia, após mais de quatro décadas juntos. A ideia de formalizar o casamento surgiu durante o último Dia das Mães, a partir de uma sugestão familiar. Apesar de não terem filhos juntos, Dulce teve 10 filhos que geraram 20 netos, 12 bisnetos e um tataraneto, formando uma grande família que preencheu a vida de Francisco.
Os dois se conheceram em 1981 durante uma festa e logo começaram a viver juntos em uma casa de madeira na antiga Vila IAPI, no Distrito Federal. Com o tempo, conseguiram construir a casa onde moram atualmente, em Ceilândia, graças a um programa de moradias do governo. Recentemente, em 23 de maio, o casal celebrou 43 anos de convivência e, em setembro, formalizou sua união em um cartório.
A cerimônia religiosa está marcada para acontecer na Seara Espírita de Umbanda Ogum, Oxossi e Xangô, com a expectativa de reunir cerca de 200 convidados. Dulce destaca que o respeito mútuo é essencial para a longevidade de um relacionamento, afirmando que, sem respeito, um casal não consegue permanecer junto.