Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, registrou 33 denúncias de irregularidades durante o segundo turno das eleições municipais, conforme dados do portal Pardal Web do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, a cidade se torna a segunda do Centro-Oeste com o maior número de denúncias, atrás apenas de Goiânia, que contabilizou 37 casos. Em comparação, Cuiabá registrou sete denúncias no mesmo período. As informações abrangem o período de campanha da segunda etapa até a manhã de sábado, dia 26.
Entre as 33 denúncias em Campo Grande, 23 estão relacionadas a campanhas para o cargo de prefeito, enquanto outras dez envolvem partidos, coligações e federações. No primeiro turno, o total de denúncias alcançou 227, envolvendo as campanhas para prefeito e vereador. A maioria das irregularidades apontadas no segundo turno não especificou a natureza da infração, com 18 casos, seguidos por quatro relacionados a irregularidades na internet.
O sistema Pardal permite que cidadãos comuniquem possíveis irregularidades eleitorais, com as denúncias sendo enviadas à Justiça Eleitoral e investigadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPR). A justiça eleitoral tem monitorado as denúncias e tentado minimizar o impacto de novas regulamentações que possam surgir durante as eleições, mantendo o foco na integridade do processo eleitoral.