A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV termina nesta sexta-feira, dia 25, dois dias antes do segundo turno das eleições municipais. A partir de hoje, os candidatos não podem realizar comícios com aparelhagem de som fixa e o prazo para impulsionamento de propaganda na internet também encerra. Além disso, debates estão proibidos a partir da meia-noite de sábado, dia 26. No sábado, as campanhas podem usar alto-falantes e distribuir materiais gráficos entre 8 e 22 horas, mas devem respeitar as normas estabelecidas.
No dia da votação, 27, apenas os eleitores podem expressar suas preferências de forma silenciosa, utilizando bandeiras e adesivos. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo alerta que qualquer ato de campanha neste dia é considerado crime, podendo resultar em detenção e multa. As infrações, como a distribuição irregular de materiais, são frequentemente fiscalizadas, e a proibição abrange atos que ocorram nas proximidades dos locais de votação.
Adicionalmente, nas 48 horas antes da votação, há restrições quanto à circulação de pessoas armadas a um perímetro de 100 metros dos locais de votação, com exceção das forças de segurança em serviço. As normas também se aplicam ao transporte de armas e munições, e o descumprimento pode resultar em prisão por porte ilegal. Essas medidas visam garantir a segurança e a ordem durante o processo eleitoral.