Neste domingo (20), a Praia de Camburi, em Vitória, foi palco de uma caminhada para sensibilizar a população e a classe médica sobre a relevância dos cuidados paliativos. O evento foi realizado em homenagem ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, comemorado no segundo sábado de outubro. A vice-presidente da Academia Estadual de Cuidados Paliativos do Espírito Santo (AECP-ES), Roberta Coelho Trancoso de Castro, explicou que esses cuidados visam auxiliar pacientes com doenças que limitam a vida, como câncer, diabetes e esclerose lateral amiotrófica, através de uma abordagem multidisciplinar.
Os cuidados paliativos são fundamentais para oferecer suporte nas quatro dimensões humanas: psicológica, social, espiritual e física. Roberta ressaltou que o atendimento vai além da doença, buscando proporcionar conforto e qualidade de vida aos pacientes, mesmo diante de condições que ameaçam a vida. A equipe de cuidados paliativos acompanha o paciente desde o diagnóstico, colaborando em todas as etapas da doença e envolvendo diversos profissionais da saúde.
Fundada em 2024, a AECP-ES realiza eventos de conscientização, como o próximo Café Paliativo agendado para 18 de novembro. Os cuidados paliativos, que surgiram na Inglaterra na década de 1940, têm ganhado espaço no Brasil desde a década de 1980, com a criação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos em 2005, que representa essa prática no país.