A Câmara dos Deputados irá lançar, nesta quinta-feira (17), seu primeiro Manual de Linguagem Simples, com o objetivo de guiar os profissionais da Casa e de outros órgãos do Poder Legislativo na utilização de uma linguagem mais clara e acessível. A obra, elaborada pela servidora Patrícia Roedel e publicada pelas Edições Câmara a pedido do Conselho Consultivo de Comunicação Social, será apresentada durante a Maratona Linguagem Simples para a Cidadania, que ocorrerá na própria Câmara e no Tribunal de Contas da União (TCU) nos dias 17 e 18 de outubro.
Durante uma reunião do conselho realizada no dia anterior ao lançamento, o diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais, Cleber Queiroz Machado, enfatizou a relevância de uma comunicação efetiva e compreensível, que facilite a interação dos cidadãos com o Poder Legislativo. Além disso, foi anunciada uma nova versão do Manual de Comunicação da Câmara, que deverá ser publicada em formato eletrônico em dezembro deste ano e impressa no primeiro semestre de 2025, priorizando a transparência e a inclusão.
Outro tema abordado na reunião foi a expansão da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, que atualmente cobre mais de 1.600 municípios brasileiros, e a transição para o modelo de TV 3.0, prevista para 2025, que promete maior interatividade e participação do cidadão. Cleber Machado também mencionou a preparação para a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, que será realizada entre 6 e 8 de novembro no Congresso Nacional, com a participação de diversas delegações internacionais para discutir questões de combate à fome e desenvolvimento sustentável.