No Dia Internacional do Idoso, a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem ao programa UniSer, da Universidade de Brasília. Com a presença de alunos e professores, a cerimônia destacou a importância da UniSer, criada em 2015 para promover a educação de adultos e idosos. A coordenadora do programa, Camila Alves Areda, enfatizou os resultados positivos que os alunos têm alcançado, ao se tornarem profissionais mais acolhedores e conscientes das necessidades específicas de cada fase da vida.
O programa UniSer possui dez polos no Distrito Federal e oferece diversos projetos de extensão e pesquisa, com o objetivo de tornar a educação e a tecnologia acessíveis aos idosos. A diretora Margô Karnikowski expressou seu desejo de que a universidade seja um exemplo de desenvolvimento econômico e social. A reitora da Universidade de Brasília, Rozana Reigota, também abordou a importância de programas como o UniSer para estimular novas gerações a se interessarem pela educação superior, especialmente em um contexto de baixa demanda em alguns cursos.
O deputado Reginaldo Veras ressaltou a necessidade de políticas públicas que apoiem a crescente população idosa no Brasil. Ele destacou que a educação para os idosos não apenas promove socialização e aprendizado, mas também empodera essa faixa etária a exigir seus direitos. Em 2020, 10,9% da população do Distrito Federal tinha mais de 60 anos, e essa proporção deve crescer para 17,5% até 2030, reforçando a urgência de iniciativas como a UniSer para atender essa demanda.