Um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na terça-feira (22) em Parnamirim, na Grande Natal, próximo à Base Aérea de Natal. O acidente ocorreu em uma área de mata, onde o piloto conseguiu desviar a aeronave para evitar danos a condomínios residenciais. Ele realizou a ejeção com sucesso e foi resgatado em bom estado de saúde, sendo levado ao Hospital da Base Aérea de Natal para exames.
O acidente gerou chamas na vegetação devido ao querosene da aeronave, levando o Corpo de Bombeiros Militar a atuar na contenção dos focos de incêndio. A FAB anunciou que o Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos (Cenipa) investigará as causas do acidente para prevenir ocorrências futuras. O ministro da Defesa elogiou a habilidade do piloto ao manobrar a aeronave para uma área desabitada.
A Base Aérea de Natal, onde o acidente ocorreu, é um local estratégico para a FAB e sediará o Exercício Cruzeiro do Sul em novembro, um treinamento multinacional que contará com a participação de 16 países e cerca de 100 aeronaves. O evento visa promover a troca de experiências e o treinamento conjunto em cenários de conflito.