A BYD lançou a Shark, sua primeira picape híbrida plug-in, com preço inicial de R$ 379.800, destacando-se como a mais potente do Brasil com 437 cv de potência. A picape chega para competir com modelos tradicionais como a Volkswagen Amarok e a Ford Ranger, prometendo atratividade pela combinação de um motor a combustão e dois motores elétricos. A aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos é um dos principais atrativos, superando concorrentes como a Ford Ranger Raptor.
Apesar das vantagens, a BYD Shark enfrenta desafios significativos. A recarga da bateria, com capacidade de 29,6 kWh, pode ser demorada, levando até 9 horas em tomadas tradicionais e apenas 20 minutos em carregadores rápidos para uma recarga parcial. Além disso, a capacidade de carga da caçamba é de apenas 790 kg, inferior à maioria das picapes a diesel, que geralmente suportam mais de uma tonelada, e a capacidade de reboque é limitada a 2.500 kg.
A suspensão da Shark é um dos pontos positivos, proporcionando um comportamento dinâmico que pode atrair consumidores em busca de uma experiência de condução esportiva. A tecnologia VTOL (Vehicle to Load) também é um diferencial, permitindo que a picape forneça energia para outros equipamentos e até mesmo para residências em caso de falta de energia. Esses recursos visam oferecer mais versatilidade ao veículo, mas a marca ainda precisa convencer o consumidor brasileiro a optar pela tecnologia híbrida em vez dos tradicionais motores a diesel.