Neste domingo (13), um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu de Beirute, capital do Líbano, trazendo 220 brasileiros repatriados, incluindo dez crianças e dois animais de estimação. A aeronave KC-30, que faz parte da Operação Raízes do Cedro, decolou às 12h (horário de Brasília) e realizará uma escala em Lisboa, com previsão de chegada à Base Aérea de São Paulo na manhã de segunda-feira (14). Este é o quinto voo de resgate, elevando o total de repatriados para 1.105, além de 13 pets.
A Operação Raízes do Cedro foi iniciada após a intensificação dos ataques aéreos e das operações terrestres israelenses no Líbano. Com cerca de 20 mil brasileiros residindo no país, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estima que cerca de 3 mil tenham manifestado interesse em retornar ao Brasil. Os primeiros repatriados chegaram à Base Aérea de São Paulo no último domingo (6), com a recepção do presidente da República.
Além da repatriação, o voo deste domingo também levou doações humanitárias para a população libanesa, incluindo 1,4 mil cestas básicas e 6,9 mil embalagens de medicamentos. A Embaixada do Brasil em Beirute está em contato contínuo com brasileiros e seus familiares para oferecer assistência consular e avaliar a necessidade de novos voos de repatriação, dependendo das condições de segurança na região.