O Ministério das Relações Exteriores do Brasil registrou cerca de 3 mil brasileiros que desejam retornar ao país em meio ao aumento das operações militares em Israel. Esses cidadãos se dirigiram à Embaixada em Beirute solicitando repatriação. Atualmente, o Líbano abriga a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com aproximadamente 21 mil brasileiros vivendo no país.
Os recentes ataques aéreos israelenses resultaram em mais de mil mortes, incluindo brasileiros, e deixaram milhares de feridos, criando um clima de tensão em Beirute. Relatos de brasileiros na região descrevem a situação como terrível, com um potencial aumento do conflito militar. As autoridades brasileiras expressaram preocupação com a segurança de seus cidadãos.
A repatriação será iniciada nesta quarta-feira (2) por meio da Operação Raízes do Cedro, utilizando uma aeronave da Força Aérea Brasileira. O primeiro voo está programado para repatriar 220 brasileiros do Líbano, com escalas em Lisboa para reabastecimento. O governo brasileiro se comprometeu a auxiliar cidadãos no exterior sempre que necessário, ressaltando a importância de garantir a segurança dos brasileiros no exterior.