O Brasil realizou, no último sábado (26), uma nova doação de insumos estratégicos em saúde ao Líbano, com o envio de 400 mil ampolas do medicamento midazolam, que é utilizado para sedação pré-cirúrgica e intubação orotraqueal. O transporte, feito por um avião da Força Aérea Brasileira, também incluiu medicamentos e cestas básicas, totalizando uma carga de 16,8 toneladas. Essas doações foram arrecadadas pela Embaixada e Consulados do Líbano no Brasil em colaboração com a Associação Unidos pelo Líbano.
As doações são parte da Operação Raízes do Cedro, que já enviou sete cargas de medicamentos e outros insumos de saúde, oriundos dos estoques públicos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde, junto com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa, coordenou a operação, garantindo que a ajuda humanitária não comprometa o abastecimento nacional.
A decisão de enviar os insumos foi motivada pela demanda apresentada pela Embaixada do Líbano em setembro. As doações seguem rigorosos critérios técnicos para assegurar que não haja risco ao abastecimento do SUS, reafirmando o compromisso do Brasil com a cooperação humanitária internacional.