O Brasil realizou, no sábado (26/10), uma nova doação de insumos estratégicos em saúde para o Líbano, com o envio de 400 mil ampolas do medicamento midazolam, doadas pelo Ministério da Saúde. O medicamento, com peso total aproximado de 9,5 toneladas, foi transportado em um voo da Força Aérea Brasileira, que também levou medicamentos e cestas básicas arrecadadas pela Embaixada e Consulados do Líbano no Brasil, totalizando 16,8 toneladas de ajuda humanitária.
A operação foi coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, em colaboração com os ministérios da Saúde e da Defesa, como parte da Operação Raízes do Cedro. Esta iniciativa já havia enviado anteriormente sete cargas de medicamentos, seringas descartáveis e outros itens essenciais provenientes dos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS), além de doações de empresas farmacêuticas brasileiras.
As doações atendem a uma solicitação da Embaixada do Líbano, feita em setembro, e são realizadas após uma análise técnica que assegura a manutenção do abastecimento nacional do SUS. A cooperação humanitária internacional do Brasil demonstra um compromisso contínuo com a assistência a países em necessidade, reforçando laços diplomáticos e humanitários.