A operação Raízes do Cedro, realizada pelo Governo Federal, já completou oito voos de repatriação de brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano. Em sua nona missão, um KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu para levar uma carga de 16,8 toneladas, composta por medicamentos, alimentos e insumos hospitalares para a população afetada pela guerra. Entre os itens, destacam-se 400 mil ampolas de midazolam, doadas pelo Ministério da Saúde.
Além de medicamentos, o voo incluiu cestas básicas e outros suprimentos, arrecadados pela Embaixada do Líbano em Brasília e pelo Consulado-Geral do Líbano em São Paulo, em colaboração com a Associação Unidos pelo Líbano. A operação já resultou na doação de sete cargas anteriores, que contêm medicamentos e insumos de saúde provenientes dos estoques públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), administrados pelo Ministério da Saúde.
As doações respondem a uma demanda específica apresentada pela Embaixada do Líbano em setembro e são realizadas após análise técnica para garantir que não haja comprometimento do abastecimento nacional. O esforço de cooperação humanitária do Brasil destaca-se pelo uso dos recursos do SUS e pela participação das representações diplomáticas e consulares do Líbano no Brasil, reforçando o compromisso do país com a ajuda internacional em tempos de crise.