O Botafogo retorna ao Maracanã como mandante em uma partida esperada por seus torcedores, recebendo o Criciúma na 30.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com todos os 55.573 ingressos vendidos e expectativa de 60 mil presentes, a equipe busca manter a liderança do torneio, onde figura com 63 pontos, três à frente do Palmeiras. O time, que não perde em casa há cinco jogos, espera consolidar sua vantagem até o fim da temporada.
O técnico Artur Jorge conta com força máxima, já que não há jogadores suspensos ou machucados. A linha ofensiva é composta por atletas que se destacaram em suas seleções, como Luiz Henrique, Igor Jesus, Almada e Savarino. O único ponto de preocupação é a condição física do zagueiro angolano Bastos, que pode ser substituído por Adryelson, caso não esteja apto.
Do lado do Criciúma, que também vive um momento positivo com duas vitórias nas últimas três partidas, o técnico Claudio Tencati enfrenta algumas dúvidas na formação da equipe. Jogadores como Dudu e Barreto são preocupações por não terem participado de treinos, enquanto o meia Matheusinho também treinou separado. A expectativa é de um jogo disputado, com o Criciúma tentando se afastar da zona de rebaixamento.