Dois bombeiros militares de Santa Catarina viajaram para Osaka, Japão, onde participarão do curso de Gestão de Saúde em Desastres, representando o Brasil. O evento, promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), reúne profissionais de oito países latino-americanos e tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre a administração de assistência médica em situações de desastre. Os bombeiros são os únicos representantes brasileiros no curso e farão parte de um intercâmbio de experiências e práticas no contexto da gestão de emergências.
O tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira e o major Nolan Rafael Volkweis, integrantes da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), aprenderão sobre o modelo japonês de assistência médica em desastres. Ao final do curso, eles deverão desenvolver um Plano de Ação que poderá ser aplicado no Brasil, contribuindo para a melhoria e a coordenação entre as instituições envolvidas na resposta a desastres. Essa capacitação visa fortalecer a execução das atividades específicas de cada país participante.
Os bombeiros destacaram a importância dessa oportunidade não apenas para o desenvolvimento pessoal e profissional, mas também para o fortalecimento das relações de colaboração entre as instituições de segurança e saúde dos países participantes. Essa troca de experiências é vista como crucial para aprimorar as capacidades locais em resposta a desastres e promover um sistema mais eficaz de atendimento em situações de emergência.