As bolsas europeias iniciaram a semana com um leve viés de baixa, após duas semanas consecutivas de ganhos. Por volta das 6h25 (horário de Brasília), o índice Stoxx 600 apresentava uma modesta perda de 0,20%. Os investidores aguardam os resultados do terceiro trimestre de grandes empresas, incluindo o gigante de software alemão SAP, que tem uma significativa participação no índice acionário DAX.
Além das expectativas em relação aos balanços, os mercados europeus estão atentos às recentes decisões econômicas da China, que anunciou uma redução nas taxas de juros para estimular sua economia. Essa medida é um ponto de preocupação para os investidores, que também monitoram as tensões no Oriente Médio, as quais estão influenciando a recuperação dos preços do petróleo, após fortes perdas nas semanas anteriores.
As bolsas europeias mostraram resultados mistos, com Londres se mantendo estável, enquanto Paris e Frankfurt apresentaram quedas de 0,42% e 0,48%, respectivamente. As praças de Milão, Madri e Lisboa também registraram perdas. A agenda da semana promete ser intensa, com balanços financeiros de empresas como Deutsche Bank e Carrefour na Europa, e Tesla e Boeing nos Estados Unidos, o que pode impactar ainda mais os mercados.