Jogadores frequentemente expressam descontentamento ao serem chamados para substituir colegas machucados, mas Beraldo foi convocado para a seleção brasileira após a grave lesão de Bremer. O técnico Dorival Júnior tomou essa decisão para os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas contra o Chile e o Peru, marcados para os dias 10 e 15 de outubro, respectivamente. Beraldo, revelado pelo São Paulo e que já havia trabalhado com Júnior anteriormente, retorna ao grupo nacional após participar de três partidas na Copa América.
A confirmação da lesão de Bremer, que sofreu um rompimento do ligamento cruzado anterior e precisará de cirurgia, foi um golpe para a equipe. O defensor deixou o campo chorando durante o jogo da Juventus contra o RB Leipzig na Liga dos Campeões, o que gerou uma rápida reação do treinador em buscar um substituto confiável. A convocação de Beraldo, atual jogador do Paris Saint-Germain, é vista como uma solução imediata para a ausência do colega.
A apresentação dos convocados e da comissão técnica está programada para a próxima segunda-feira em São Paulo, após a rodada do Brasileirão e das competições na Europa. Inicialmente, os treinos estavam marcados para o CT do Corinthians, mas a CBF decidiu mudar a localização para a Academia de Futebol do Palmeiras. A entidade também expressou seu apoio a Bremer, desejando sua rápida recuperação.