O Banco Central do Brasil (BC) deve revelar na próxima semana detalhes sobre a nova funcionalidade de pagamento por aproximação do sistema Pix, semelhante ao uso de cartões sem contato. Durante uma palestra em Londres, o presidente do BC anunciou um evento em colaboração com o Google para discutir o tema. A expectativa é que essa inovação esteja disponível para os usuários ainda este ano, facilitando pagamentos ao permitir que os consumidores autorizem transações com apenas um toque, sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco ou utilizar QR Codes.
Além do pagamento por aproximação, o BC também introduziu recentemente a funcionalidade de Pix agendado recorrente, que se tornou obrigatória para todas as instituições financeiras a partir de 28 de outubro. Anteriormente, essa opção não era obrigatória e apenas alguns bancos a ofereciam. Com essa mudança, o BC visa aprimorar a prestação de serviços relacionados ao Pix, garantindo que todos os clientes tenham acesso a essa modalidade de pagamento.
Essas novas funcionalidades visam tornar o sistema Pix mais ágil e acessível, atendendo à demanda crescente por métodos de pagamento digitais e práticos. A implementação do pagamento por aproximação, em particular, promete agilizar o processo de transações financeiras, que atualmente exige mais etapas para a confirmação do pagamento. O BC está comprometido em modernizar o sistema financeiro brasileiro, oferecendo aos usuários opções que atendam às suas necessidades diárias.