Em outubro, os preços de alimentação e bebidas apresentaram um aumento de 0,87%, seguindo uma elevação de apenas 0,05% em setembro. Esses dados são parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 24. O grupo de alimentação e bebidas contribuiu positivamente com 0,18 ponto porcentual para o IPCA-15, que, no total, subiu 0,54% no mesmo período.
Dentro dos componentes desse grupo, a alimentação no domicílio teve uma alta de 0,95% em outubro, recuperando-se após uma leve queda de 0,01% em setembro. Já a alimentação fora do domicílio registrou um aumento de 0,66%, superando a alta de 0,22% observada no mês anterior. Esses dados refletem as variações de preços que impactam diretamente o consumidor brasileiro.
O sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, Broadcast, realiza cálculos sobre o impacto de cada grupo no IPCA-15, utilizando a variação mensal e os pesos disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). É importante notar que pode haver pequenas divergências nos resultados devido ao método de cálculo do IBGE, que considera mais casas decimais do que as publicamente disponibilizadas.