O primeiro semestre de 2024 registrou um aumento de 40% nas tentativas de fraude no comércio eletrônico durante o horário comercial, segundo o censo da Fraude da Equifax BoaVista. O levantamento revelou que a maioria das fraudes (75%) foi realizada por meio de dispositivos móveis, enquanto os computadores representaram 25%. Durante a madrugada, as tentativas de fraude caíram de 8% em 2023 para 6% em 2024, e à noite, a taxa se manteve constante em 32%.
A região Sudeste do Brasil concentrou a maior parte das tentativas de fraude, com 63% do total, sendo que os estados de São Paulo e Rio de Janeiro sozinhos representam 50% desses casos. Em São Paulo, a taxa de tentativas de fraude subiu de 40% para 41%, enquanto no Rio de Janeiro houve uma queda, passando de 15% para 11%. No Sul do país, as tentativas de golpe aumentaram em 11%, enquanto no Norte a taxa de fraudes foi a menor do país, com apenas 6%.
Entre janeiro e junho de 2024, o censo antifraude da Equifax BoaVista conseguiu evitar perdas de R$ 4 bilhões, a partir de um total de R$ 36 bilhões em transações online processadas. Esses dados indicam uma crescente preocupação com a segurança no comércio eletrônico e a necessidade de reforçar as medidas de prevenção contra fraudes, especialmente em um cenário onde a utilização de dispositivos móveis para realizar transações continua a crescer.