O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou os índices de violência no Rio de Janeiro, destacando um aumento significativo nos roubos de celular, que cresceram 40% entre janeiro e setembro de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram registrados 15.767 casos de furto de celulares, levando a população a adotar medidas de precaução, como esconder os dispositivos ou atender chamadas em locais considerados seguros. Além disso, o roubo em coletivos também apresentou alta de 10%, com 4.700 ocorrências, e o número de veículos roubados aumentou 29%, totalizando 21.251 registros neste ano.
Apesar do aumento em algumas modalidades de crime, o estado observou uma queda nos índices de letalidade violenta, que inclui homicídios e latrocínios. Nos primeiros nove meses de 2024, o número de mortes violentas caiu 15% em relação ao ano anterior, alcançando 2.804 casos. Este é o menor registro desde o início da série histórica do ISP, que data de 1991. A redução da violência foi acompanhada pelo aumento nas apreensões de armas, com 4.772 armas de fogo retiradas de circulação, sendo 577 fuzis, o maior número desde 2016.
O governador Cláudio Castro atribuiu esses resultados a um trabalho integrado das polícias Civil e Militar, além de investimentos contínuos em segurança pública. A expectativa é que as autoridades sigam trabalhando para reduzir todos os índices de criminalidade, visando um ambiente mais seguro para a população. A combinação de estratégias e ações tem gerado resultados positivos, embora os desafios em relação a alguns tipos de crime persistam.