Nos dias 29 e 30 de outubro, Alagoas realizará a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja/PPL), que conta com um número recorde de participantes. A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que 1.572 pessoas privadas de liberdade se inscreveram para o exame este ano, um aumento significativo em comparação aos anos anteriores, quando foram registrados 682 inscritos em 2022 e 1.057 em 2023.
O Encceja é uma iniciativa do Governo Federal que permite a jovens e adultos obterem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Além da certificação, a participação no exame oferece uma importante alternativa para a redução da pena, com os aprovados no ensino fundamental tendo direito a 177 dias de diminuição, enquanto os do ensino médio podem obter 133 dias de redução.
Este é o terceiro ano consecutivo em que Alagoas apresenta um aumento no número de inscritos para o Encceja/PPL, evidenciando um crescente interesse por parte dos custodiados em buscar oportunidades de educação e reabilitação. Apesar do adiamento da prova em 2024, a tendência positiva de participação reforça a relevância do exame como uma ferramenta de reintegração social.