Entre agosto de 2023 e setembro de 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento significativo de 88% nas ocorrências de crimes ambientais na Amazônia Legal, em comparação aos 14 meses anteriores. Esse crescimento é atribuído à intensificação das ações de fiscalização decorrentes do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas). De acordo com a PRF, as operações de fiscalização aumentaram em quase 148%, resultando em um salto de ocorrências de 932 para 1.754.
Os dados mostram um crescimento expressivo no número de pessoas fiscalizadas, que subiu de 13.226 para mais de 28 mil, e no número de veículos abordados, que passou de 13.526 para 28.607. Além disso, as apreensões de minérios e madeira cresceram consideravelmente, com aumentos de 170% e 65%, respectivamente. Essas ações têm contribuído para a diminuição das atividades ilícitas na região.
O Plano Amas, instituído em julho do ano passado e com um investimento de R$ 1,2 bilhão oriundos do Fundo Amazônia, também resultou na inutilização de equipamentos utilizados em práticas ilegais, como balsas e tratores. A Amazônia Legal, que representa 58% do território brasileiro e abrange nove estados, enfrenta um cenário de degradação florestal alarmante, sendo considerado o pior em 15 anos, conforme relatórios de institutos de pesquisa.