Entre agosto e setembro de 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento de 88% na ocorrência de crimes ambientais na Amazônia Legal, em comparação com os 14 meses anteriores. Esse crescimento é atribuído pela PRF à intensificação das ações de fiscalização, resultado do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas). Desde a implementação do plano, em julho de 2022, o número de operações de fiscalização cresceu em 148%, resultando em um aumento significativo no total de ocorrências, que passou de 932 para 1.754.
Além do aumento das fiscalizações, o número de pessoas e veículos abordados também apresentou um crescimento expressivo, com 115% e 110%, respectivamente. As apreensões de minérios e madeira também aumentaram significativamente, com crescimentos de mais de 170% e 65%, respectivamente. A PRF ressaltou que, por meio dessas ações, conseguiu causar prejuízos consideráveis ao crime organizado, inutilizando equipamentos utilizados em atividades ilegais, como balsas e escavadeiras.
O Plano Amas, que conta com um investimento de R$ 1,2 bilhão do Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES, reflete um compromisso com a preservação da Amazônia Legal, que representa 58% do território brasileiro e abrange nove estados. As ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente ao ODS 13, que trata da ação contra a mudança global do clima.