As taxas de juros projetadas para os Gilts de 10 anos no Reino Unido apresentaram alta, alcançando 4,4110% após o Escritório de Gestão da Dívida (DMO) anunciar um incremento nas vendas desses títulos, em resposta ao recente orçamento de outono do governo. Nesse contexto, a libra esterlina manteve-se estável em relação ao dólar, sendo cotada a US$ 1,3011.
O DMO revelou que a necessidade de financiamento líquido para o período de 2024-2025 aumentará em 22,2 bilhões de libras esterlinas, totalizando 299,9 bilhões de libras esterlinas, com base em uma atualização anterior feita em abril. A elevação do endividamento será impulsionada por vendas adicionais de Gilts, que somarão 19,2 bilhões de libras esterlinas, elevando as vendas totais planejadas para 296,9 bilhões de libras esterlinas.
Além disso, o comunicado do departamento menciona um aumento nas vendas líquidas de títulos curtos do Tesouro, o que contribuirá com 3 bilhões de libras esterlinas para o financiamento das contas no próximo ano fiscal. Em paralelo, a ministra das Finanças destacou que o Gabinete de Responsabilidade do Orçamento (OBR) prevê um aumento na taxa anual de inflação ao consumidor e nas perspectivas econômicas do país.