Um ataque aéreo israelense na capital síria, Damasco, deixou duas pessoas mortas e três feridas, conforme reportado pela mídia estatal do país. O incidente ocorreu no dia 21 de outubro, no bairro de Mazzeh, mas o alvo exato do ataque ainda não foi esclarecido. Israel tem realizado ataques frequentes na Síria, visando, em sua maioria, as forças sírias e grupos aliados ao Irã, buscando conter o fortalecimento militar iraniano na região, visto que a Síria serve como rota para o transporte de armas destinadas ao grupo Hezbollah.
No Líbano, a situação é igualmente grave, com um recente relatório do Ministério da Saúde indicando que ataques aéreos israelenses em diversas localidades resultaram na morte de 17 pessoas, incluindo quatro socorristas. Entre as vítimas estão seis pessoas, entre elas uma criança, que perderam a vida em um ataque a uma residência na cidade de Baalbek. Outros ataques em vilarejos próximos também resultaram em várias mortes, refletindo a escalada da violência na região.
Em um comunicado, as forças armadas israelenses expressaram suas condolências pela morte dos soldados libaneses, afirmando que não têm como alvo as forças armadas do Líbano. Segundo as Forças Armadas, o alvo do ataque era um veículo supostamente ligado ao Hezbollah, sublinhando a complexidade e a tensão nas relações entre Israel, Síria e Líbano em meio a um contexto de conflitos armados e operações militares na área.