Na manhã desta sexta-feira (18), um ônibus da linha 2345, que fazia o trajeto Sulacap x Castelo, foi assaltado em Del Castilho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Três criminosos armados invadiram o coletivo, abordando os passageiros e exigindo a entrega de celulares. Segundo relatos, pelo menos 15 pessoas foram vítimas do roubo, e um dos assaltantes chegou a disparar uma arma para intimidar os presentes. A ocorrência foi registrada na 17ª DP (São Cristóvão) após o motorista e os passageiros deixarem o local.
Um dos passageiros, que também era cinegrafista, afirmou que os assaltantes tinham realizado um crime semelhante na mesma área na semana anterior. Eles forçaram o motorista a dirigir alguns metros e mantiveram os passageiros sob ameaça, ordenando que fechassem as cortinas do ônibus. Após o assalto, os criminosos fugiram para a Comunidade do Arará, em Benfica.
Além desse incidente, na noite de quinta-feira (17), outro ônibus, da linha 485, foi alvo de uma tentativa de assalto nas proximidades do Sambódromo. Nesse caso, um homem armado com uma faca ameaçou uma passageira. Embora houvesse resistência por parte dos passageiros, os bandidos conseguiram fugir sem ferimentos. A frequência desses crimes tem gerado preocupação entre os usuários dos serviços de transporte público na região, especialmente durante a noite, quando os ataques costumam ocorrer.