No Dia da Padroeira, 12 de outubro, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, conduziu a principal missa no Santuário Nacional, onde enfatizou a importância da proteção à Amazônia e aos biomas brasileiros. Durante seu sermão, ele invocou a Mãe das Flores, pedindo que o mundo se tornasse um grande jardim e ressaltou a necessidade de cuidar da natureza, destacando a relação entre a ecologia e a espiritualidade.
A cerimônia, que reuniu cerca de 35 mil fiéis, também foi marcada por reflexões sobre esperança, especialmente no contexto da infância. Dom Orlando Brandes afirmou a importância de cuidar das crianças, proporcionando-lhes a possibilidade de felicidade. Ele lembrou que, além de proteger o meio ambiente, é fundamental cuidar uns dos outros e do clima.
Historicamente, as mensagens do arcebispo neste dia têm abordado temas sociais relevantes, como o desmatamento, as queimadas na Amazônia e a luta contra a desinformação. Neste ano, a missa solene contou com a presença de autoridades locais, incluindo o governador de São Paulo, e a programação incluiu diversas atividades religiosas, culminando em uma procissão e show pirotécnico.